Powered By Blogger

terça-feira, 6 de setembro de 2011

EDUCAÇÃO E TRADICIONALISMO

Viajar pelo Rio Grande é tri legal, 
tchê !!!TERÇA-FEIRA, O6 DE SETEMBRO DE 2011

           Escrever sobre as tradições e a cultura do Sul significa mostrar o amor que tenho pelo nosso Estado
e pelas amizades que cultivamos com todos os gaúchos desse Rio Grande do Sul.
           Amo as tradições do Rio Grande...

          O tradicionalismo tem uma consideração muito importante no folclore. É impossível conhecer um povo sem conhecer o seu folclore e, à medida que nos aprofundamos no estudo do folclore, sentimos o papel extraordinário que o tradicionalismo tem na sociedade riograndense, comprovando-se a apartir da visão que se tem do folclore gaúcho.
          A educação é entendida no sentido mais amplo, abrangendo os processos educativos vividos na família, na escola, nos movimentos populares, nos centros de tradições, no esporte, no lazer e demais setores sociais, assumindo todas as formas que levam à construção de uma sociedade.
         É nessa perspectiva que o tradicionalismo deve agir com intensidade para que a tradição não desapareça com a nossa geração. As novas gerações somente seguirão nossos passos por força de impulsos que a educação lhes ministrar.
         Nos últimos anos, a cultura tradicionalista não tem medido esforços para tornar os processos educacionais mais participativos em todos os setores sociais.
         A escola é um dos canais para divulgar o folclore e as nossas tradições, embora com falta de literatura sobre os temas da cultura brasileira. Dentro desse aspecto, o ensino está preocupado com a unidade nacional e acaba desconhecendo o lugar onde pisamos. A maneira mais segura seria a busca de conhecimento das tradições locais, depois da região e, a partir daí, o conhecimento da uidade nacional.

( Texto de autoria própria, publicado no Jornal Atos e Fatos, Três Passos,RS  em 16/09/1994 - página 10 )

                           Postado por Gladis às 21:21                                                              






Nenhum comentário:

Postar um comentário